Facebook-icon  Twitter-icon

 

A Unidade de Tecnologia, Informação e Comunicação em Saúde iniciou atividades em 2004, sendo institucionalizada pelo Ceam em 06 de junho de 2006. Desde então desenvolve atividades de extensão e pesquisa nos âmbitos internacional, nacional e regional. Entre seus principais projetos desenvolvidos encontra-se o Desenvolvimento das Políticas de Acervamento e Editorial do Nesp, projeto financiado pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Departamento de Ciência da Informação e Documentação e a Biblioteca Central da UnB, que permitiu a instalação da Sala de Informação e Documentação Professor Eleutério Rodrigues Neto, bem como a criação da Revista Tempus – Actas de Saúde Coletiva, em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), periódico científico eletrônico que permite a divulgação dos estudos e pesquisas do Nesp/DSC e parceiros. Também no campo editorial destaca-se a série Tempus de livros e suplementos, na qual são publicadas teses, dissertações e outros estudos provenientes das Unidades de Pesquisa do Núcleo. Ainda neste ínterim foi recuperado o acervo audiovisual dos 20 anos do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Nacionalmente, destaca-se o Jornadas do Conhecimento, que integra os demais projetos e unidades do Nesp a partir de comunicações dirigidas locais, regionais, nacionais e internacionais, para a discussão dos processos de informação e comunicação em saúde no âmbito da atenção primária em saúde. Desde 2007 desenvolve o Projeto de Inclusão Digital dos Agentes Comunitários de Saúde no Distrito Federal, em Sergipe e mais recentemente na Região Integrada para o Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal (RIDE-DF), com financiamento do Ministério de Ciência e Tecnologia, numa parceria institucional com o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) e o Centro de Ensino a Distância (CEAD), ambos da UnB, e, ainda, com a Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal (SES-DF).

 

A UTICS poiou o Ministério das Comunicações no Projeto de Avaliação Nacional do Programa Gesac para Inclusão Digital. Em parceria com a Universidade Carlos III de Madrid, realizou a I Conferência Iberoamericana de Comunicação da Informação em Saúde e as Oficinas de Trabalho para desenvolvimento de cooperação técnica que originou livro, artigos e visitas de intercâmbio. Também no contexto internacional, a Unidade, apoiou o projeto “Da Política Institucional aos Processos do Cuidar: estudos comparados sobre as práticas de promoção nas equipes de Saúde da Família no Brasil e suas similares em Cuba, Canadá, Espanha e México”, sistematizando os conteúdos visuais e em áudio para consolidação do relatório final. Ainda participa do Projeto Inclusión Digital y Educación Informacional para la Salud (Ideias), em parceria com a Universidade Complutense de Madrid e financiado pela Secretaria de Estado de Cooperação Internacional (Programa de Cooperación Interuniversitaria e Investigación Científica entre España y Iberoamérica).

 

Coordenadora: Ana Valéria Machado Mendonça

Membros: Andréia Cristina da Silva Cardial; Angélica Elisa Sonaglio; Donizete Moreira de Oliveira; João Paulo Fernandes da Silva; Júlio César Cabral; Ronaldo Nunes Linhares; Pablo Boaventura Sales Paixão e Suellen Fernandes.

 
observarh2
 
obteia
 
 
 
 
saudelgbt2
  
oiapss2

Notícias