NESP firma parceria com SES-GO

O termo de cooperação foi assinado durante VI Encontro de Saúde do Estado de Goiás

O Núcleo de Estudos em Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (NESP/CEAM/UnB) esteve presente no VI Encontro de Saúde do Estado de Goiás. A instituição foi representada pela professora Maria da Glória Lima, Coordenadora de Extensão da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB).

Foto: Lailson Damásio

O termo de cooperação foi assinado durante VI Encontro de Saúde do Estado de Goiás

Por Stefany Sales

O Núcleo de Estudos em Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (NESP/CEAM/UnB) esteve presente no VI Encontro de Saúde do Estado de Goiás. A instituição foi representada pela professora Maria da Glória Lima, Coordenadora de Extensão da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB), que participou de uma sessão solene para assinatura de termos de cooperação firmados pela Secretaria de Saúde do Estado de Goiás (SES-GO) com a presença do Secretário de Saúde, Leonardo Vilela e com representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Brasília e do Rio de Janeiro.

O termo de cooperação firmado entre a SES-GO com a Universidade de Brasília é executado pelo NESP e a Faculdade de Ciências da Saúde (FS/UnB), em parceria com a Fiocruz, através do Curso de Capacitação do Processo de Trabalho de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Agentes de Combate às Endemias (ACE).

A capacitação tem o objetivo de qualificar os processos de trabalhos dos ACS e ACE para atuarem juntos às equipes que desenvolvem ações de cuidado e promoção à saúde de indivíduos e grupos sociais, em domicílio e coletividades.

O curso será realizado no formato de Educação a Distância (EaD) mas, contará também com encontros presenciais. A previsão é de que sejam capacitados 8 mil agentes, em um período de 18 meses, com formação de 14 turmas.

De acordo com a professora, essas parcerias interinstitucionais são importantes para intercâmbio de conhecimento e tecnologia para o enfrentamento dos problemas de saúde de forma a contribuir e qualificar os processos de trabalho na Atenção Básica e dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). "Considero que a UnB possui larga experiência e dispõe de capital social para contribuir nesses processos formativos, tanto presenciais, como a distância, na área de saúde coletiva, de forma a qualificar a gestão e o trabalho em saúde visando maior resolutividade das ações de saúde”.

No referido termo de cooperação está prevista, ainda, a oferta do Curso de Especialização de Gestão na Atenção Básica para Gestores dos Serviços de Saúde, a ser desenvolvido em parceria com a Fiocruz/Brasília sob a coordenação do Professor Cláudio Lorenzo.

VI Encontro de Saúde do Estado de Goiás

O VI Encontro de Saúde do Estado de Goiás reuniu gestores da área da saúde, prefeitos e secretários municipais do estado para discutir os novos rumos da Saúde Pública em Goiás. O evento organizado pela SES-GO teve como intuito a troca de experiências. A atividade contou com a execução de oficinas e repasse financeiro para incremento na área da Saúde dos 246 municípios goianos. A ação faz parte de atividades do governo estadual para o fortalecimento da Atenção Primária.