Facebook-icon  Twitter-icon

 

Notícias

Pesquisa revela práticas da Enfermagem na Atenção Primária

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
Estudo inédito com mais de 7 mil enfermeiros mostra situação da linha de frente

Com o objetivo de compreender as práticas avançadas e traçar o perfil das enfermeiras e dos enfermeiros que atuam no atendimento primário à população, o Núcleo de Estudos de Saúde Pública da Universidade de Brasília (NESP/UnB) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) realizaram a pesquisa “Práticas de Enfermagem no contexto da Atenção Primária à Saúde”, com a participação de 7.308 profissionais de todo o país. Os resultados do estudo traçam uma verdadeira radiografia da saúde pública brasileira e revelam o protagonismo da categoria no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia mais...

Pesquisa vai analisar perfil e práticas de agentes de endemias e comunitários de saúde

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
Pesquisa Práticas dos ACE e ACS no Brasil

O Núcleo de Estudos em Saúde Pública (Nesp), em parceria com o Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em Saúde (LabECoS) e a Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), realizam o Estudo Multicêntrico sobre o Perfil dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A investigação contará com métodos quanti e qualitativos e incluirá condições socioeconômicas, culturais e demográficas.

Leia mais...

Manifesto de Lançamento do Coletivo de Professoras e Professores da Saúde Coletiva da UnB (CPSC-UnB)

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

A Universidade de Brasília (UnB) afirma no Artigo 3o do seu estatuto que “são finalidades essenciais da Universidade de Brasília o ensino, a pesquisa e a extensão, integrados na formação de cidadãos qualificados para o exercício profissional e empenhados na busca de soluções democráticas para os problemas nacionais”.

Leia mais...

NESP: 34 anos em defesa da ciência, da saúde e da vida

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

Instituído em 1986, o Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP) é uma unidade da Universidade de Brasília (UnB), vinculada ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM), que representa o elo entre a academia e as demandas mais emergentes no campo da saúde, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa, extensão e assessoria, as quais objetivam promover a difusão e o intercâmbio de conhecimentos. Possui ampla articulação entre as equipes dos projetos implementados em suas redes interna, nacional e internacional consolidadas, em virtude das iniciativas desenvolvidas em sua trajetória à implementação do Sistema Único de Saúde (SUS), desde o movimento pré constituinte, passando pela histórica VIII Conferência Nacional de Saúde, perpassando os diversos governos das três últimas décadas.

Leia mais...

UnB realiza pesquisa nacional sobre perfis de travestis e transexuais brasileiros

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

Com o objetivo de conhecer perfis de travestis e transexuais do Brasil, a Unidade de Estudos e Pesquisas em Saúde da Família do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade de Brasília (Nesp/UnB), em parceria com o Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em Saúde (LabECoS/UnB) e instituições de ensino e pesquisa do Norte ao Sul do país, realizam "Um estudo multicêntrico sobre os perfis socioeconômicos, geográficos, culturais e de vulnerabilidades de travestis e transexuais”. A investigação é financiada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e por emenda parlamentar disponibilizada pela deputada federal Talíria Petrone Soares.

Leia mais...

 
observarh2
 
 
Observatório da Saúde Indígena
 
Saúde LGBT
 
oiapss2
 
Educação, Equidade e Saúde
 
Estudos Comparados
 
Rede de Observatórios em Saúde e Equidade
 

Notícias