Facebook-icon  Twitter-icon

 

A Unidade de Estudos e Pesquisas na Estratégia Saúde da Família foi criada em 2004. Apoiou atividades de âmbito nacional, o Conselho Nacional de Saúde/CNS e Fundação Nacional de Saúde-FUNASA com a coordenação da 4ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, realizada no período de 27-31 de março de 2006. Assessorou junto ao Ministério da Saúde - MS e ao Conselho Nacional de Saúde/CNS a 12ª Conferência Nacional de Saúde – Conferência Sérgio Arouca, realizada no período de 7 a 11 de dezembro de 2003.

 

No âmbito internacional, a unidade realizou a pesquisa de estudos comparados “Da Política Institucional aos Processos do Cuidar: estudos comparados sobre as práticas de promoção nas equipes de Saúde da Família no Brasil e suas similares em Cuba, Canadá, Espanha e México”. Realizou, no âmbito nacional, duas pesquisas: “Saúde da Família no Brasil: estratégia de superação da desigualdade no Brasil? Análise da implantação e funcionamento nos 12 municípios pioneiros” e “O Agente Comunitário de Saúde: caracterização da sua formação sócio-histórica como educador em saúde”.

 

Assessorou as Secretarias de Estado da Saúde em Sergipe e Bahia em 2004-2005 e as Secretarias Municipais de Saúde de Taboão da Serra (SP), Campina Grande (PB), Camaragibe (PE) e Juazeiro (BA) nos anos 2004 – 2006 nos processos de expansão e qualificação da Atenção Básica/estratégia saúde da Família nos anos. Apoiou a Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal na elaboração do Plano de Reorganização da Atenção Primária à Saúde no Distrito Federal: Estratégia de Apoio à Consolidação de Redes de Atenção à Saúde, durante os anos de 2008-2009. Atualmente realiza a pesquisa “Estudos sobre o processo de organização da Atenção Básica no Brasil: análise da inserção do PSF nos municípios de grande porte e suas ações estratégicas de Alimentação e Nutrição”.

Coordenadora: Juliana Cardoso Álvares

Membros: Ana Valéria Machado Mendonça; Caroline Linhares; Camila da Silva Reis; Dais Gonçalves Rocha; Edgar Merchán-Hamann; Ivana Aragão Lira Vasconcelos;  Natascha Façanha Silva Ramos; Maria Fátima de Sousa; Sumara de Oliveira Santana e Viviane Rangel de Muros Pimentel.

 

Acesse: http://www.nesp.unb.br/pesqpsf/index.htm

 

 
observarh2
 
obteia
 
 
 
 
saudelgbt2
  
oiapss2

Notícias