Oficina de inclusão digital leva a prática para ACS e ACE

A aula incluiu desde noções básicas de como ligar um computador até o manuseio das ferramentas digitais disponibilizadas na plataforma online do curso

Setenta e sete agentes comunitários dos Municípios de Posses, São Domingos de Goiás e Guarani participaram da Oficina de Inclusão digital realizada em Posses de Goiás no dia 08 de abril. A oficina é um módulo extra do Curso de Capacitação do Processo de Trabalho de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias, ofertado pelo Núcleo de Estudos em Saúde Pública do Centro de Estudos Multidisciplinares da Universidade de Brasília (NESP/CEAM/UnB) em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás (SES-GO). Durante a aula, os participantes tiveram a oportunidade de aprender em contato direto com a prática.

Por Gabriela Lobato

Durante a aula, os participantes tiveram a oportunidade de aprender em contato direto com a prática. Segundo a coordenadora da tutoria do projeto, Profa. Elizabeth Alves, foram ministradas desde noções básicas, por exemplo como ligar um computador, até o manuseio das ferramentas digitais disponibilizadas na plataforma online do curso. "Essa plataforma pôde ficar mais real, mais palpável para eles", afirma a respeito do curso de capacitação, que é ministrado no formato de Educação à Distância (EaD).

A professora relata o entusiasmo dos agentes diante da realidade de serem incluídos digitalmente, e destaca a diversidade de faixas etárias que participaram da oficina e que não tinham familiaridade com essas tecnologias. "Para nós professores fica o sentimento de gratidão, e de sabermos que agora eles têm a certeza de que, mesmo virtualmente, estamos aqui", conclui.

Participaram da sessão de abertura da oficina o prefeito do município de Posses, Wilton Barbosa, o prefeito do município de Guarani, Volnei Momoli, e a superintendente da pasta de Política de Atenção Integral à Saúde (SPAIS), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO), Evanilde Fernandes Costa Gomide.