Facebook-icon  Twitter-icon

 

"O Dia da Consciência Negra relembra a data de 20 de novembro de 1695 em que morreu Zumbi dos Palmares, ícone de resistência e símbolo de luta da população negra. O Quilombo dos Palmares estava localizado na Serra da Barriga, região do atual estado de Alagoas, na cidade de União dos Palmares. 
 
Os quilombos eram comunidades de escravizados/as refugiados/as que lutavam pela liberdade. Os quilombos funcionavam com lógicas sociais bastante diferentes do sistema colonial vigente na América Portuguesa e pautando-se de ideais próprios de liberdade que representam até hoje a luta do povo negro pelo fim das desigualdades provenientes do racismo. 
 
Palmares foi o maior dos quilombos, chegando a ter em torno de 40 mil habitantes vindos/as de diversas partes da colônia ou que já nasceram dentro do próprio quilombo. Atualmente, os povos quilombolas reivindicam reconhecimento identitário e seus direitos à terra e à melhores condições de vida. 
 
 A referida data foi incluída no calendário escolar pela Lei nº 10.639/2003 e oficialmente instituída em âmbito nacional mediante a Lei nº 12.519/2011, sendo feriado em alguns estados do país, por meio de decretos estaduais. A data marca o histórico de reinvindicações dos movimentos negros organizados contra o racismo e as desigualdades estruturais que atingem a população negra em diferentes âmbitos como: acesso à educação, distribuição das ocupações no mercado de trabalho, violência e acesso à justiça e qualidade no atendimento em saúde. 
 
Considerando sua fundamental importância para a reflexão sobre a questão racial no Brasil, o Observatório da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, integrante da Rede de Observatórios das Políticas de Promoção da Equidade em Saúde para o SUS do Núcleo de Estudos em Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (NESP/CEAM/UnB), irá participar de uma extensa programação de ações do Mês da Consciência Negra. Confira abaixo. 
 
I Semana de Seminários Ubuntu – de 06 a 10 de novembro
Mesa: Saúde Mental da População Negra
Marjorie Chaves
Data: 10/11
Hora: 16h
Local: Auditório da BCE/UnB
 
Novembro Negro – de 07 a 23 de novembro
Debate: Saúde da Mulher Negra
Marjorie Chaves
Data: 13/11
Hora: 18h
Local: Diretório Negro Quilombo, ICC Norte – sala BT 620
 
Novembro Afro – de 06 a 20 de novembro
Palestra: Corpos negros: racismo de gênero, interseccionalidade e representações
Marjorie Chaves
Data: 16/11
Hora: a definir
Local: Instituto Federal de Rondônia
 
 
Capacitação de Profissionais de Saúde sobre Interface da Violência, Raça e Gênero no SUS – 27 e 28 de novembro
Mesa de Abertura
Mariana Regis
Data: 27/11
Hora: 8h30
Local: Auditório do LACEN
 
Política Nacional de Saúde Integral da População Negra – PNSIPN
Mônica Oliveira
Data: 27/11
Hora: 9h
Local: Auditório do LACEN
 
Violência sexual e prevenção à violência e cultura de paz
Marjorie Chaves
Data: 27/11
Hora: 14h
Local: Auditório do LACEN"
 
observarh2
 
obteia
 
 
 
 
saudelgbt2
  
oiapss2

Notícias