Submissão de trabalhos vai até 28 de julho pelo Sinsc

O Cidec-Sul, no Campus Carreiros da FURG, receberá o 6º Encontro de Saúde Mental e Direitos Humanos e a 5ª Mostra de Saúde Coletiva nos próximos dias 27 e 28 de agosto de 2024. O evento é organizado pelo Grupo de Estudos em Saúde Coletiva dos Ecossistemas Costeiros e Marítimos (Gescem - FURG) e tem como temática as “Interfaces entre Saúde Periférica e Direitos Humanos”. Neste ano, o evento é realizado em parceria com a Fundação de Apoio Universitário (Faurg) e patrocinado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).

O evento é gratuito e aberto à comunidade, envolvendo a participação de trabalhadores e usuários das políticas públicas de saúde, educação e assistência social, coletivos indígenas e quilombolas, associações da sociedade civil ligadas à defesa dos direitos humanos, artistas, artesãos, estudantes de graduação e pós-graduação e o público em geral.
Tradicionalmente, em todas as suas edições, o evento se propõe a pautar discussões relacionadas à saúde mental, direitos humanos e a produção de estratégias de cuidado em rede, neste ano com enfoque nas interfaces entre Saúde Periférica e Direitos Humanos. Parte-se da compreensão de saúde periférica, associada ao conceito ampliado de saúde de grupos populacionais considerados periféricos que, historicamente, têm o acesso a seus direitos negados e/ou violados. No intuito de, junto a diferentes seguimentos da sociedade, ampliar as discussões e proposições sobre as práticas de cuidado em saúde, nos mais diferentes territórios.

O evento será realizado em dois dias, no formato presencial e online. A programação do evento contempla: mesas, oficinas, grupos de apresentação de trabalhos, exposições, feira da economia solidária e apresentações artísticas e culturais. As inscrições podem ser feitas pelo Sinsc .

Os interessados em apresentar trabalhos no evento devem escolher um dos eixos temáticos para fazer a submissão. O prazo vai até 28 de julho. O modelo de resumo também está disponível no Sinsc.

Eixos Temáticos:
(1) Saúde periférica: políticas públicas e trabalho em rede;
(2) Saúde periférica: Corpo, movimento e subjetividades;
(3) Saúde periférica: movimentos sociais e garantia de direitos humanos;
(4) Saúde periférica nos contextos de emergências e desastres.

PROGRAMAÇÃO RESUMIDA:

Dia 27/08/2024

13h - Hall do CIDEC-Sul - Abertura do espaço CIDEC-SUL e início do credenciamento

13h30min - Hall do CIDEC-Sul - Abertura da exposição e feira de economia solidária; Atividades artísticas e culturais.

14h - Oficinas

16h - Primeira sessão de apresentação de trabalhos da V Mostra de Saúde Coletiva.

18h30min - Solenidade de abertura.

19h - Auditório principal do CIDEC-Sul - Mesa “Desafios para garantia do acesso aos direitos fundamentais das populações periféricas no contexto de emergências e desastres”

Dia 28/08/2024

13h30min - Hall do CIDEC-Sul - Abertura da exposição e feira de economia solidária, Atividades artísticas e culturais.

14h - Auditório principal do CIDEC-Sul - Mesa “Movimento Social e o protagonismo do usuário em Saúde Mental”, com os representantes da Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas/RS (AUSSMPE).

16h - Segunda sessão de apresentação de trabalhos da V Mostra de Saúde Coletiva.

19h - Auditório principal do CIDEC-Sul - Mesa “Interfaces entre Saúde Periférica e Direitos Humanos: população favelada, população em situação de rua e população indígena”

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo Instagram (@gescem_furg).

Leia no portal da FURG