Facebook-icon  Twitter-icon

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais atuam com foco na identificação das necessidades individuais, favorecendo a autonomia e promovendo a reintegração à sociedade

 
O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) vem se destacando com uma abordagem multidisciplinar no tratamento de pacientes psiquiátricos, integrando fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais para promover reabilitação física e mental. Com foco na identificação das necessidades individuais, os profissionais buscam melhorar a funcionalidade e as ocupações humanas, favorecendo a autonomia e promovendo a reintegração dos pacientes à sociedade.

As atividades de reabilitação podem ser realizadas tanto de forma individual quanto coletiva. “Os grupos terapêuticos promovem ressocialização, maior interação com o meio e engajamento dos pacientes e familiares. Além disso, observamos uma melhora da qualidade de vida e otimização do tratamento clínico”, afirma a fisioterapeuta e chefe do Serviço de Saúde Funcional do HBDF, Agda Ultra.

Segundo ela, essas atividades garantem uma alta segura e oferecem suporte e orientação para os cuidadores, pois não têm contraindicações e são, geralmente, direcionadas para modalidades lúdicas. Os resultados observados são positivos: ganho de força, melhora da mobilidade, redução dos episódios de agitação e maior adesão ao tratamento, o que comprova a eficácia da abordagem.

A integração das práticas de fisioterapia e terapia ocupacional no HBDF demonstra o compromisso da instituição com uma visão completa e humana no cuidado com os pacientes.

*Com informações do IgesDF

Leia no portal da Agência Brasília 
 
observarh2
 
 
Observatório da Saúde Indígena
 
Saúde LGBT
 
oiapss2
 
Educação, Equidade e Saúde
 
Estudos Comparados
 
Rede de Observatórios em Saúde e Equidade
 

Notícias