Facebook-icon  Twitter-icon

 

Saúde PopRua | Parceria potencializa trabalho de ONG para acolhimento de pessoas em situação de rua

Para enfrentar os desafios da fome, frio e empregabilidade da população em situação de rua, a SP Invisível reforça faz parceria com a empresa The Cynefin Co Brazil, especialista em consultoria de gestão e criadora do framework Cynefin

A parceria, iniciada em meados de 2023, triplicou a produtividade interna da instituição, remodelando processos e estruturas que potencializam o acolhimento e reintegração com mais eficiência.

Para enfrentar os desafios da fome, frio e empregabilidade da população em situação de rua, a SP Invisível reforça seu compromisso social contando com a expertise da empresa The Cynefin Co Brazil, especialista em consultoria de gestão e criadora do framework Cynefin. A parceria, iniciada em meados de 2023, triplicou a produtividade interna da instituição, remodelando processos e estruturas que potencializam o acolhimento e reintegração de pessoas em situação de rua com mais eficiência.

A SP Invisível é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2014, que se dedica a fornecer alimentos para população em situação de vulnerabilidade e trabalha para reintegrar essas pessoas ao mercado de trabalho, oferecendo cursos e preparação em diversas profissões.

Alexandre Magno, CEO da The Cynefin Co Brazil e especialista em transformações organizacionais e métodos para lidar com situações complexas, explica como tem funcionado o trabalho em conjunto com a SP Invisível. “Em geral, as ONGs operam em cenários complexos e voláteis, pois suas causas, muitas vezes, envolvem questões que o governo não consegue agir de forma adequada ou suficiente. Desta forma, nossa parceria concentra-se na reestruturação interna para enfrentar tais situações com mais preparo”, diz

A equipe The Cynefin Co Brazil tem proporcionado treinamentos e consultoria com ações exclusivas para os colaboradores da SP Invisível, com o intuito de equipá-los com habilidades para abordar e superar desafios complexos de maneira mais eficaz. “Percebemos, por exemplo, que por mais que a ONG tivesse uma ótima equipe, enfrentava grande ruído de comunicação e dispersão de foco”, contextualiza Magno. “Ao utilizar o framework Cynefin para entender melhor seus contextos, a ONG experimentou algumas estruturas e chegou a um formato multidisciplinar, ágil e auto-organizado para a equipe e a uma estrutura que melhor conecta estratégia e operação. Assim, os times teriam mais autonomia para tomar decisões próximas às ruas, reduzindo a burocracia e a microgestão, reconectando a equipe à verdadeira ambição da organização para a sociedade”.

O CEO ressalta os resultados. ”Na prática, por exemplo, a campanha Inverno Invisível, que quase sempre ficava pronta às vésperas das ações, com muito estresse e pouca margem para adaptação, dessa vez foi finalizada semanas antes. Com um trabalho descentralizado, colaborativo e uma estrutura flexível, a campanha se adequou à complexidade das ruas e desse tipo de ação”. Magno reforça que ao lidar com questões complexas como esta, não se pode esperar uma relação linear, de causa e efeito. “Não estamos falando de uma máquina que ao trocar uma peça se enxerga claramente um resultado, mas sim de um sistema social extremamente sensível que é impactado por tudo que acontece ao seu redor e não apenas pelas nossas ações”, explica.

No entanto, André Soler, presidente da SP Invisível, já enxerga claramente o impacto dessa reestruturação da ONG no dia-a-dia: “Ganhamos aproximadamente 300% de produtividade a partir dessa reestruturação. Nosso Conselho está satisfeito com a mudança pois percebe que estamos avançando mais rapidamente com nossa estratégia e, com isso, se abre espaço para inovar e realizar mais, como por exemplo com um portfólio de experimentos sociais que estamos tendo pela primeira vez a partir desse trabalho com o framework Cynefin”.

Soler destaca que ao lidar com a população de rua de São Paulo, a ONG se depara com um dos problemas sociais mais complexos da quarta maior metrópole do mundo. “Desde 2014, a SP Invisível tem buscado soluções inovadoras para otimizar o trabalho em equipe e compreender mais profundamente as necessidades e desafios do nosso contexto. Com o apoio consultivo e os métodos da The Cynefin Co Brazil, estamos mais próximos de nosso propósito real de transformar a realidade da população de rua. Esse desafio nos leva a salvar vidas do frio e da fome nas ruas, em cada esquina de São Paulo”.

Em 2023, ao longo das 105 ações realizadas, a ONG serviu mais de 50.000 pratos de comida, entregou mais de 200.000 itens de apoio, e capacitou 46 pessoas em situação de rua na sua jornada de emancipação. Agora, com essa reestruturação organizacional a partir do Cynefin, fica a expectativa do que esperar para 2024.

SP Invisível

A SP Invisível é um movimento de conscientização social que compartilha as histórias dos ‘invisíveis’ de São Paulo, buscando conectar realidades por meio de ações concretas que auxiliam os mais vulneráveis e sensibilizam os voluntários envolvidos, visando promover uma transformação de perspectivas e mentalidades. Ações como o “Inverno Invisível” e “Natal Invisível”, organizados pela ONG, já ocupam uma posição de destaque nas ruas de São Paulo. Em parceria com a The Cynefin Co Brazil, as ações da SP Invisível poderão causar ainda mais impacto nesta população, além de criar oportunidades inclusivas e sustentáveis para todos os envolvidos. Para conhecer melhor o trabalho da ONG, clique aqui.

Leia mais no Observatório do Terceiro Setor

 
observarh2
 
 
Observatório da Saúde Indígena
 
Saúde LGBT
 
oiapss2
 
Educação, Equidade e Saúde
 
Estudos Comparados
 
Rede de Observatórios em Saúde e Equidade
 

Tempus

Tempus – Actas de Saúde Coletiva

ISSN 1982-8829

  • Use of therapeutic offices involving reading and dynamics as proposals for multiprofessional action in CAPS

    In view of the reformulation of the care model proposed by the psychiatric reform, the Psychosocial Care Centers (CAPS) were created through a multiprofessional team...

  • Editorial

    In view of the reformulation of the care model proposed by the psychiatric reform, the Psychosocial Care Centers (CAPS) were created through a multiprofessional team...

  • Editorial

    In view of the reformulation of the care model proposed by the psychiatric reform, the Psychosocial Care Centers (CAPS) were created through a multiprofessional team...

  • Editorial

    In view of the reformulation of the care model proposed by the psychiatric reform, the Psychosocial Care Centers (CAPS) were created through a multiprofessional team...