O objetivo é trocar experiências entre países sobre a implementação de ações nas cinco linhas estratégicas da Política e Estratégia e Plano de Ação sobre Etnicidade e Saúde 2019-2025 para avançar na implementação de ações para promover a equidade étnico-racial na saúde no âmbito da Estratégia e Plano de Ação.
Em 2017, após um amplo processo de consulta com líderes indígenas, afrodescendentes e membros de outros grupos étnicos, os Estados Membros da OPAS aprovaram por unanimidade a primeira Política sobre Etnicidade e Saúde. A política inclui cinco linhas de ação estratégicas priorizadas para melhorar a situação de saúde de diferentes grupos da região: geração de evidências; promoção de ação em matéria de política; participação social e alianças estratégicas; reconhecimento dos saberes ancestrais e da medicina tradicional e complementar; e desenvolvimento de capacidades em todos os níveis..
Como seguimento, em 2019, foi aprovada a primeira Estratégia e plano de ação sobre etnicidade e saúde 2019-2025, com indicadores específicos para medir o progresso dos países da situação de saúde destas populações. Durante a 172ª Sessão do Comitê Executivo da OPAS, realizada em junho de 2023, foi apresentado um relatório de progresso sobre a Estratégia e Plano de Ação, revelando que pouco se avançou nos indicadores das cinco linhas estratégicas de ação e nos seus respectivos objetivos.
O Brasil, caracterizado por sua composição multiétnica, está localizado em um cenário ideal para promover esse encontro regional entre países. Em maio de 2023, durante a 76ª Assembleia Mundial da Saúde, o Brasil propôs, à Organização Mundial da Saúde, uma resolução sobre a Saúde dos Povos Indígenas, que foi aprovada por unanimidade por todos os Estados Membros da OMS. Em dezembro de 2023, o Ministério da Saúde promoveu a Estratégia antirracista para a saúde. O Brasil também assumiu a presidência do G20, sede do Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas - Conferência das Partes (COP30 de UNFCCC) sobre mudanças climáticas.
Obtenha mais informações no portal da OPAS