Preconceito e uso de hormônios estão entre os entraves para o acesso de pessoas trans às consultas com dentistas

Pessoas trans enfrentam diversas dificuldades no acesso à saúde, sendo o preconceito uma barreira significativa, inclusive no cuidado odontológico. O uso de hormônios e procedimentos estéticos também pode complicar sua saúde geral e bucal. Para abordar essas questões, alunos do curso de odontologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Nova Friburgo, realizaram a pesquisa Rede Visibiliza, que identificou os desafios enfrentados por pessoas trans no acesso a cuidados odontológicos.

Em resposta, a UFF criou um projeto dedicado a atender exclusivamente a essa comunidade. A coordenadora do projeto, professora Flávia Maia Silveira, destacou que o projeto revelou a falta de acolhimento e de pesquisas científicas sobre as questões específicas de saúde bucal enfrentadas por pessoas trans.

Leia a reportagem completa no portal Metrópoles