Na segunda-feira (13), iniciou a Semana de Conscientização e Orientação sobre a Saúde Mental em Joinville, realizada na Univille. O evento tem o objetivo de oferecer formação sobre o tema para qualificar o atendimento na área e reduzir hospitalizações.

Conforme Ana Caroline Giacomini, psicóloga e coordenadora da Saúde Mental da Secretaria da Saúde, o evento é realizado pelo fato do tema estar cada vez mais relevante nas discussões da saúde, informa o portal NSC Total.

— Nós tivemos uma mudança no modelo de assistência às pessoas com transtornos mentais ou sofrimento psíquico. Então, a gente deixa de fazer assistência em institutos hospitalares e passa a fazer o tratamento dessas pessoas onde elas residem, junto à rede de suporte dessas pessoas. Esses serviços são os CAPs (Centro de Atenção Psicossocial) e os resultados estão sendo positivos — avalia Ana.

A Semana de Conscientização e Orientação sobre a Saúde Mental acontece em maio por estar próxima ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que ocorre no próximo sábado. Por conta disso, serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde ações relacionadas a este dia.

— Vamos ter alguns grupos voltados para a temática da saúde mental trabalhando o tema da luta antimanicomial. Vamos abordar também os transtornos que são mais prevalentes, fazendo uma educação em saúde. A princípio, teremos algumas UBSs com a ação, mas todos os distritos sanitários serão contemplados — explica Ana.

O evento se encerra nesta quinta-feira (16). Pela manhã, às 8h, será realizada uma concentração para caminhada alusiva ao tema. A iniciativa irá ocorrer na Praça da Bandeira (rua XV de Novembro, Bairro Centro). Com início programado para às 9h, a caminhada se encerrará na Universidade Católica de Santa Catarina ( rua Visconde de Taunay, 427, Bairro Centro).

Já no período da noite, um jantar beneficente será realizado para apoio ao Centro de Valorização da Vida (CVV). O encontro acontece no Toffano’s Eventos, localizado na rua Urussanga, 211, no bairro Bucarein.