Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Abrasco se reúne em Brasília

reuniaoabrasco

O encontro ocorreu no Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade de Brasília (Nesp/UnB) nesta terça-feira, 19. Para além das discussões inerentes ao papel da comissão, a reunião serviu para organizar e dar as diretrizes para a realização do I Simpósio Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, previsto para ser realizado nos dias 6 e 7 de setembro deste ano, no Pré-Congresso Brasileiro de Epidemiologia da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

reuniaoabrasco

Foi a primeira vez que Nesp/UnB recebeu membros da Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Abrasco para reunião. Foto: Ádria Albarado.

Segundo a coordenadora da Comissão, Tatiana Engel Gerhardt, professora do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o I Simpósio terá como objetivo ampliar o debate sobre ensino, pesquisa e extensão das Ciências Sociais e Humanas em Saúde entre pesquisadores, profissionais e docentes envolvidos com o tema proposto, e as outras áreas que pertencem à Saúde Coletiva, Epidemiologia e Gestão, Planejamento e Avaliação.

De acordo com Valéria Mendonça, a coordenadora do Nesp/UnB – que também é membro da comissão – a reunião só foi possível com o apoio do Decanato de Extensão (DEX) e pela sensibilidade da decana, professora Thérèse Hofmann, com o tema. A interferência direta da professora Inês Montagner, das Ciências Sociais e Humanas em Saúde, atualmente diretora de Desenvolvimento e Integração Regional (DDIR/DEX/UnB) e da professora Maria Fátima de Sousa, diretora da Faculdade de Ciências da Saúde e vice-presidente da Abrasco, também foram determinantes para a realização das atividades que tiveram apoio total da UnB.

Ainda segundo Valéria Mendonça, a reunião não só fortalece o campo das Ciências Sociais em Saúde na Universidade, como também enriquece a presença do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UnB, junto à comissão que conta ainda com o professor Miguel Montagner.

Também participaram da reunião a professora Reni Aparecida Barsaglini, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT); Luis Eduardo Batista, do Instituto de Saúde/SESP; Roseni Pinheiro, da Instituto de Medicina Social, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IMS/UERJ);
Malu Bosi, da Universidade Federal do Ceará (UFC); e Maria Salete Bessa Jorge, da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Equipe de Comunicação Nesp/UnB
SCLN 406 Bloco A 2º andar - Asa Norte