Facebook-icon  Twitter-icon

 

ArboControl: NESP está com edital aberto para seleção de bolsistas de graduação

Serão oferecidas seis vagas para estudantes de iniciação científica que tenham interesse em participar do Projeto Integrado “ArboControl: Arbovírus dengue, zika e chikungunya que compartilham o mesmo inseto vetor: o mosquito Aedes aegypti – moléculas do Brasil e do mundo para o controle, novas tecnologias em saúde e gestão da informação, educação e comunicação".

Por Tamires Marinho

O Núcleo de Estudos em Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universdade de Brasília (NESP/Ceam/UnB), em parceria com o Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em Saúde (ECOS) e com a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC), tornam público edital interno simplificado para seleção de estudantes de iniciação científica para compor o quadro de bolsistas do Projeto Integrado “ArboControl: Arbovírus dengue, zika e chikungunya que compartilham o mesmo inseto vetor: o mosquito Aedes aegypti – moléculas do Brasil e do mundo para o controle, novas tecnologias em saúde e gestão da informação, educação e comunicação”.

Serão oferecidas 06 (seis) vagas remuneradas para estudantes de graduação da Universidade de Brasília, sendo 02 (duas) delas reservadas para estudantes com experiência em inglês que leiam, escrevam e falem fluentemente.

Inscrição

As inscrições serão realizadas, presencialmente, no Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em Saúde (ECOS), localizado na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília, Campus Darcy Ribeiro. Os/As candidatos/as deverão entregar no ato da inscrição, em envelope lacrado e identificado, currículo Lattes atualizado; quadro resumo indicando o IRA, igual ou superior a 3,0; histórico escolar; carta de recomendação de um(a) docente da Universidade; carta de intenção, no caso da vaga com conhecimento em inglês indicar o nível de conhecimento e experiências com o idioma.

Os/as interessados/as em participar da seleção têm até o dia 11 de maio para efetuarem a inscrição. 

Confira AQUI a íntegra do edital.

Retificação 

O Projeto

O projeto “ARBOCONTROL – Arbovírus dengue, zika e chikungunya compartilham o mesmo inseto vetor: o mosquito Aedes aegypti – moléculas do Brasil e do mundo para o controle, novas tecnologias em saúde e gestão da informação, educação e comunicação” é uma proposta de investigação desenvolvida no âmbito da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) e do Núcleo de Estudos de Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (NESP/CEAM), com participação de Laboratórios, Pesquisadores e Professores dos Departamentos de Saúde Coletiva e da Farmácia, e, ainda, pesquisadores colaboradores e discentes dos diversos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade de Brasília (UnB) e de outras instituições parceiras nacionais e internacionais. 

Dentre os 4 componentes do Projeto, a coordenação do COMPONENTE 3 – Educação, Informação e Comunicação para o controle do vetor – ficou a cargo da Profa. Ana Valéria Mendonça, que, atualmente, também está à frente da coordenação do NESP e do Laboratório ECOS. Esse componente conta com o apoio do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e do Centro de Tecnologias Educacionais Interativos em Saúde (CENTEIAS), ambos da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB), e tem parceria com a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC).

O eixo de Educação, Informação e Comunicação para o controle do vetor, foca na avaliação Nacional das Estratégias de Educação, informação e comunicação, produzidas pelo Ministério da Saúde no controle do vetor Aedes aegypti e as arboviroses dengue, zika e chikungunya, bem como na tradução do conhecimento para a tomada de decisão pelos gestores, acadêmicos e a população, visando a sustentabilidade das estratégias promotoras de saúde.

O Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) é um mapeamento dos municípios brasileiros, que identifica se o local apresenta situação satisfatória, em alerta ou em risco. Dessa forma, esse mapeamento foi utilizado no Projeto, para selecionar os municípios a serem pesquisados, considerando que os mesmos também teriam que ter aderido o Programa Saúde na Escola (PSE) e o Programa Saúde da Família (PSF/ESF).

Tendo em vista o exposto, o presente projeto terá atuação em municípios estratégicos, como: João Pessoa (PB), Macapá (AM), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Anápolis (GO), Planaltina (GO); Gentil (PR), Cascavel (RS), Gramado (RS).
Após a liberação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) para realização das pesquisas de campo, os pesquisadores já iniciaram as viagens.

 
observarh2
 
 
Observatório da Saúde Indígena
 
Saúde LGBT
 
oiapss2
 
Educação, Equidade e Saúde
 
Estudos Comparados
 
Rede de Observatórios em Saúde e Equidade
 

Tempus

Tempus – Actas de Saúde Coletiva

ISSN 1982-8829

  • Use of therapeutic offices involving reading and dynamics as proposals for multiprofessional action in CAPS

    In view of the reformulation of the care model proposed by the psychiatric reform, the Psychosocial Care Centers (CAPS) were created through a multiprofessional team...

  • Editorial

    In view of the reformulation of the care model proposed by the psychiatric reform, the Psychosocial Care Centers (CAPS) were created through a multiprofessional team...

  • Editorial

    In view of the reformulation of the care model proposed by the psychiatric reform, the Psychosocial Care Centers (CAPS) were created through a multiprofessional team...

  • Editorial

    In view of the reformulation of the care model proposed by the psychiatric reform, the Psychosocial Care Centers (CAPS) were created through a multiprofessional team...