Facebook-icon  Twitter-icon

 

Identidade e formação profissional docente

Semana de Acolhimento promove debates na comunidade acadêmica

Por Waléria Fortes

As Faculdades de Ciências da Saúde e Medicina da Universidade de Brasília (FS e FM/UnB) receberam, pelo segundo semestre consecutivo, docentes e estudantes calouros e veteranos, entre os dias 05 a 09 de março, na Semana de Acolhimento integrado. O tema abordado este semestre foi “Saúde, Diversidade e Direitos Humanos” e mobilizou toda a comunidade acadêmica.

 Na quarta-feira, 07, a conferência “Identidade e formação profissional docente”, com a profa. Elaine Martorano Amaral (FAIMER), contou com a presença de docentes e alunos da área de saúde no Auditório 2 da Faculdade de Saúde (FS/UnB). Durante o evento, Elaine Martonaro, também codiretora do Programa Faimer Brasil, criou dinâmicas entre os participantes, debateu sobre liderança, características de docentes, competências fundamentais para educadores em saúde, competências funcionais e cognitivas, sociais e meta-competências, tratou sobre os componentes PDD que promovem mudanças e sobre a avaliação de programas Kirkpatrick, apresentando, ainda, o Diagrama de Van projetado para a identidade dos docentes.

 De acordo com Martorano, o docente deve pensar nos papéis que lhe conferem identidade, buscar as próprias características, e identificar onde e quando se planeja e reflete o desenvolvimento profissional para as funções da carreira docente. Segundo ela, devem-se entender as motivações, sejam intrínsecas ou extrínsecas, que levam ao conhecimento, às habilidades e às atitudes. "Sempre digo que a excelência não é o inicio do caminho, mas o fim", conclui.

 
observarh2
 
 
Observatório da Saúde Indígena
 
Saúde LGBT
 
oiapss2
 
Educação, Equidade e Saúde
 
Estudos Comparados
 
Rede de Observatórios em Saúde e Equidade
 

Tempus

As Diretrizes de Avaliação da TEMPUS consideram inicialmente o foco da revista (com destaque para epidemiologia; saúde e sua discussão nas ciências sociais e humanas; educação e promoção da saúde; Bioética, tecnologia da informação em saúde, comunicação c