Facebook-icon  Twitter-icon

 

Identidade e formação profissional docente

Semana de Acolhimento promove debates na comunidade acadêmica

Por Waléria Fortes

As Faculdades de Ciências da Saúde e Medicina da Universidade de Brasília (FS e FM/UnB) receberam, pelo segundo semestre consecutivo, docentes e estudantes calouros e veteranos, entre os dias 05 a 09 de março, na Semana de Acolhimento integrado. O tema abordado este semestre foi “Saúde, Diversidade e Direitos Humanos” e mobilizou toda a comunidade acadêmica.

 Na quarta-feira, 07, a conferência “Identidade e formação profissional docente”, com a profa. Elaine Martorano Amaral (FAIMER), contou com a presença de docentes e alunos da área de saúde no Auditório 2 da Faculdade de Saúde (FS/UnB). Durante o evento, Elaine Martonaro, também codiretora do Programa Faimer Brasil, criou dinâmicas entre os participantes, debateu sobre liderança, características de docentes, competências fundamentais para educadores em saúde, competências funcionais e cognitivas, sociais e meta-competências, tratou sobre os componentes PDD que promovem mudanças e sobre a avaliação de programas Kirkpatrick, apresentando, ainda, o Diagrama de Van projetado para a identidade dos docentes.

 De acordo com Martorano, o docente deve pensar nos papéis que lhe conferem identidade, buscar as próprias características, e identificar onde e quando se planeja e reflete o desenvolvimento profissional para as funções da carreira docente. Segundo ela, devem-se entender as motivações, sejam intrínsecas ou extrínsecas, que levam ao conhecimento, às habilidades e às atitudes. "Sempre digo que a excelência não é o inicio do caminho, mas o fim", conclui.

 
observarh2
 
 
Observatório da Saúde Indígena
 
Saúde LGBT
 
oiapss2
 
Educação, Equidade e Saúde
 
Estudos Comparados
 
Rede de Observatórios em Saúde e Equidade
 

Tempus

Tempus – Actas de Saúde Coletiva

ISSN 1982-8829

  • Use of therapeutic offices involving reading and dynamics as proposals for multiprofessional action in CAPS

    In view of the reformulation of the care model proposed by the psychiatric reform, the Psychosocial Care Centers (CAPS) were created through a multiprofessional team...

  • Editorial

    In view of the reformulation of the care model proposed by the psychiatric reform, the Psychosocial Care Centers (CAPS) were created through a multiprofessional team...

  • Editorial

    In view of the reformulation of the care model proposed by the psychiatric reform, the Psychosocial Care Centers (CAPS) were created through a multiprofessional team...

  • Editorial

    In view of the reformulation of the care model proposed by the psychiatric reform, the Psychosocial Care Centers (CAPS) were created through a multiprofessional team...