III Semana da Saúde, Gênero e Sexualidade

Em 2012, um estudante da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (FM/UnB) foi orientado pela direção a não trocar afeto com seu namorado nos corredores da faculdade, pois “estava incomodando outras pessoas”. O fato impulsionou estudantes da Faculdade de Ciências da Saúde (FS/UnB) a se mobilizarem e a organizarem uma semana com vários debates relacionados ao ocorrido. O evento também foi realizado em 2013 e este ano está em sua terceira edição com o nome Semana da Saúde, Gênero e Diversidade Sexual ou, simplesmente, SeGeSex.

O encerramento das atividades está previsto para esta sexta-feira, 29, com um “Happy Hour da Diversidade”, no hall da Direção da FS/UnB. A semana teve início dia 26 e de acordo com a organização, é um momento para troca de experiências, vivências e a abordagem de questões referentes às práticas de saúde voltadas para a população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Mulheres transexuais e Homens Trans (LGBT), considerando suas peculiaridades para um atendimento adequado e coerente às políticas de equidade em saúde.

Rômulo Alves, estudante de Medicina e um dos organizadores do evento, conta que a segunda edição da semana voltou-se à temas gerais e ao enfrentamento à homofobia. “Este ano, porém, ficou evidente a obrigação de os estudantes conhecerem mais sobre as necessidades, direitos e outras especificidades que envolvem a atenção à saúde da população LGBT”.

A SeGeSex conta com o apoio e envolvimento de estudantes e professores da FS e da FM/UnB, instâncias governamentais e movimentos sociais. A travestilidade e a transexualidade saúde serão alguns dos temas discutidos no encontro que contará com a participação do doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP) e homem trans, Edu Turte-Cavadinha. Edu é um dos pesquisadores do estudo “Análise do acesso e da qualidade da atenção integral à saúde da população LGBT no SUS”, realizado pelo Núcleo de Estudos em Saúde Pública (Nesp) da UnB.

Conheça a programação aqui.

Comunicação Saúde LGBT

nesp.saudelgbt@gmail.com