A roda de conversa, com o tema de saúde da população negra, reuniu estudantes de Medicina de variados semestres da Universidade

Na última terça-feira, 27, o Observatório da Saúde da População Negra, a convite do Centro Acadêmico de Medicina da Universidade Católica de Brasília (CAMAB/UCB), participou de uma roda de conversa com estudantes da UCB sobre saúde da população negra. O evento faz parte do projeto ComunicAções, iniciativa promovida pelos estudantes do CAMAB que prevê a discussão de temas que, frequentemente, ficam de fora da grade curricular tradicional de ensino como a saúde da população LGBT, das pessoas em situação de rua, da população negra, entre outros.

O Observatório da Saúde da População Negra, integrante do Núcleo de Estudos em Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (NESP/CEAM/UnB), esteve representado por Mariana Fernandes, pesquisadora, e Andreia Simplício, assistente de pesquisa. Letícia Lima, pesquisadora do Observatório da Saúde da População LGBT, também participou.

Durante a roda, composta de alunos de Medicina de variados semestres, foi relatado o desconhecimento geral acerca do assunto. Os estudantes relataram o valor da conversa para que pudessem refletir e debater sobre a saúde da população negra e sua relevância. Dentre os aspectos trabalhados, estavam o racismo e a discriminação, o combate ao racismo, o racismo no SUS e a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Discutiram-se também o combate a práticas racistas no atendimento de pacientes negros e negras e o acolhimento dos mesmos no sistema de saúde.