A Professora Magda Scherer, Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (NESP/CEAM/UnB), nomeada pela diretora da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB), Maria Fátima de Sousa, como representante e responsável pela coordenação dos processos de internacionalização da Faculdade, tem viabilizado projetos de cooperação entre a UnB e Universidades da Europa e da África com ênfase em pesquisas desenvolvidas no âmbito da Saúde, possibilitando campus para mobilidade de professores e alunos.

Acordos entre UnB e Universidades da Argélia e França possibilitam campus para mobilidade de professores e alunos.

Por Gabriela Lobato

A coordenadora responde por um acordo inédito realizado em 2013 entre a UnB e a Universidade de Tlemcen, Argélia, tendo na suplência a professora Maria da Glória Lima, do Departamento de Enfermagem. Este acordo “guarda-chuva” abre portas para que outras áreas da nossa Universidade possam desenvolver parcerias.
Outro acordo foi posteriormente assinado entre a UnB, a Universidade de Tlemcen, a Aix-Marseille Université da França e a Universidade Federal de Santa Catarina, objetivando estudar o trabalho de profissionais de saúde em hospitais universitários, tendo quatro hospitais como cenário, onde se inclui o HuB. Esta pesquisa está em curso, com financiamento do CNPq.

Novos projetos entram na pauta de 2017. Um de mobilidade entre professores e estudantes do Brasil e Argélia, com garantias de hospedagem, alimentação e curso de francês pelo parceiro da África do Norte. “Esperamos poder proporcionar o mesmo na vinda deles ao Brasil”, afirma a coordenadora. Outro projeto será desenvolvido com a Universidade de Estrasburgo, França, reunindo várias instituições francesas e brasileiras.

Outro ponto destacado pela professora sobre o processo de internacionalização da FS/UnB foi a realização em 2016 do Congresso da Associação Latina para Análise de Sistemas de Saúde, da qual ela é vice-presidente, bem como os eventos a serem realizados em 2017 e 2018. Destaca-se o Congresso da Sociedade Internacional de Ergologia (SIE), que em 2018 será sediado pela primeira vez no Brasil, na UnB, em cooperação com a Fiocruz de Brasília.
Em breve, com o apoio do Centeias, será realizado um diagnóstico dos projetos e parcerias internacionais desenvolvidos no âmbito da Faculdade de Ciências da Saúde, objetivando a construção de medidas de fortalecimento das ações.

Eventos Internacionais 2017

Em setembro de 2017, a Bélgica, sediará o XXVIII Congresso da Associação Latina de Análise dos Sistemas de Saúde (XXVIII CALASS) cujo tema principal será “A qualidade dos sistemas de serviço em saúde.”. Na oportunidade, o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho em Saúde (GEPTS/CNPq) da FS/UnB, participará.

Já no mês de outubro de 2017, acontecerá a Conferência da Sociedade Internacional de Ergologia, sediada em Paris/França. O evento será um colóquio de homenagem ao professor e filósofo Yves Schwartz, grande teórico da Ergologia, e contará com a presença de professores da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB e da Secretaria de Saúde do DF que contribuirão com a apresentação de experiências desenvolvidas a partir desse referencial teórico metodológico.

Para mais informações acesse: