10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva

No último sábado (17), penúltimo dia do 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, em Porto Alegre, aconteceu a posse da nova Diretoria e Conselho da Abrasco para a gestão 2012-2015. A chapa única "Fortalecer a Saúde Coleta, o SUS e a Abrasco" foi aprovada com 90% do votos dos associados individuais e por todas as instituições associadas à entidade, tendo na presidência o médico sanitarista Luis Eugênio Portela. A Prof.ª. Dr.ª. Maria de Fátima de Sousa participou e acompanhou todo o evento.

O novo presidente revelou que manter a trajetória crescente do número de artigos científicos publicados por autores da área da Saúde Coletiva e do seu impacto bibliométrico é o seu primeiro compromisso e dividiu em três eixos os principais desafios: contribuir para a consolidação da saúde coletiva como campo científico, lutar pelo SUS universal e de qualidade, e fortalecer a estrutura organizativa da entidade. Entre os vice-presidentes eleitos, está a professora do DSC, da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB e coordenadora do Nesp, professora da UnB e enfermeira, Maria Fátima de Sousa.

As principais diretrizes programáticas da nova Diretoria serão: apoiar a consolidação da Saúde Coletiva como campo científico, produção e disseminação do conhecimento, formação de pesquisadores e professores, apoiar a implantação do SUS universal e igualitário e fortalecer a Abrasco.

A composição da nova diretoria é constituída pelo Presidente Luis Eugênio Portela Fernandes de Souza, da Universidade Federal da Bahia e como Vice- presidentes: Eli Iola Gurgel Andrade (UFMG), Laura Camargo Marcruz Feuerwerker (FSP/USP), Maria de Fátima de Sousa (UnB), Nelson da Cruz Gouveia (DMP/USP) e Nilson do Rosário Costa (ENSP/Fiocruz).

Com o Conselho sendo formado pelo: Departamento de Medicina Social/ Programa de Epidemiologia da UFPel - Luiz Augusto Facchini; Instituto de Saúde Coletiva da UERJ - Lígia Bahia; Departamento de Medicina Preventiva e Social/Programa de Saúde Coletiva Unicamp - Rosa Teresa Onocko Campos; Programa de Pós-Graduação em Avaliação em Saúde IMIP - Eronildo Felisberto e Programa de Saúde Coletiva da UFES - Ethel Leonor Noia Maciel.