Facebook-icon  Twitter-icon

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

1° Dia de evento:

Palestra do Professor Constantino Sakellarides abre a Jornada.

Nesta quarta feira, 17, começou a VI Jornada Nacional de Economia da Saúde, o evento acontecerá durante três dias no Hotel San Marco, na capital federal. Com o tema eficiência e Equidade nos Sistemas de Saúde. O evento pretende debater alguns dos desafios colocados pelas mudanças no cenário macroeconômico internacional aos sistemas de saúde e analisar estrategicamente o SUS para ampliar sua capacidade de oferecer atenção integral à saúde a população. A Jornada é organizada pelo Núcleo de Estudos de Saúde Pública (NESP) e pela Associação Brasileira de Economia da Saúde – ABRES, que tem se dedicado a contribuir para o desenvolvimento, a difusão e a aplicação de técnicas, métodos e conhecimentos na área de economia da saúde,

Durante a jornada acontecerá palestras, painéis e sessões ordinárias destinadas à divulgação de trabalhos dos participantes. Os trabalhos apresentados durante a Jornada Nacional estão distribuídos em quatro eixos temáticos: Financiamento dos Sistemas de Saúde; Gestão e Regulação em Saúde; Avaliação de Sistemas, Políticas, Serviços e Produtos em Saúde e Saúde e Desenvolvimento.

As palestras e os painéis serão voltados a identificar e debater algumas das questões cruciais da atual conjuntura – como os riscos colocados pela crise aos sistemas de proteção social, a interação público-privado na saúde, os desafios postos à gestão do SUS para assegurar a equidade e a integralidade da atenção, e a avaliação do desempenho do sistema.

O primeiro dia começou com o credenciamento dos participantes, posteriormente aconteceu oficinas com temas como: O Decreto 7.508/2011 e a governança regional do SUS; Equipe do Departamento de Articulação Interfederativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde; Busca por informação e evidência científica em Economia da Saúde na Biblioteca Virtual em Saúde; Bases de dados para análise de oferta e acesso e utilização de serviços de saúde e Compras Públicas de Medicamentos.

A noite aconteceu a sessão de abertura, que contou com a presença de Sérgio Francisco Piola (Comissão Organizadora da Jornada), Adali de Almeida (DESD/MS), Aparecida Linhares (Vice-Presidente Conasemns), Ana Valéria Mendonça (NESP/UnB), Rafael Guerreiro (Diretor de Estudos e Políticas Sociais- IPEA), Márcia Aparecida Amaral (Secretária Executiva MS), Janice Donelles (Presidente da Abres), Feliz Rigollo (Gerente de Sistema de Saúde OPASS), pIvo Bewaresk (Anvisa), Wilson Duarte (Presidente CONASS), Luiz Odorico Monteiro (SESP/MS), Gerson Penna (Oswaldo Cruz).

Professor Constantino Sakellarides


Após, a sessão o Professor Constantino Sakellarides (ENSP Lisboa), proferiu uma palestra sobre a garantia de direitos, incorporação de tecnologias e sustentabilidade dos sistemas de saúde. Constantino falou sobre a relação entre a crise financeira e saúde: Portugual e a Europa 2008-2012. Para ele: “ Um dos efeitos da crise sobre a saúde é que a crise gera sujeitos deprimidos e ansiosos. O desemprego e endividamento afetam a saúde mental das populações. “

Ainda terão dois dias de evento e a expectativa é que a Jornada gere reflexão e discussão tanto para os palestrantes, quanto para os participantes e também na apresentação dos trabalhos produzidos, diz Elisabeth Barros, organizadora do evento.

 
observarh2
 
 
Observatório da Saúde Indígena
 
Saúde LGBT
 
oiapss2
 
Educação, Equidade e Saúde
 
Estudos Comparados
 
Rede de Observatórios em Saúde e Equidade
 

Notícias