Pacto Federativo é tema do XXXI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

Brasília vai sediar o XXXI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que acontece entre os dias 6 e 8 de agosto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O tema do Congresso é Pacto Federativo – Perspectivas da Gestão Municipal. Redefinir as responsabilidades entre União, Estados e Municípios é entendido como a principal saída para a melhoria dos serviços à população, especialmente na área da saúde. De acordo com o presidente do CONASEMS, Fernando Monti, o tema escolhido é um dos mais estruturantes na vida da gestão municipal. “O debate será feito de forma inovadora, queremos que cada participante saia de Brasília com uma experiência única, proporcionada pelas várias formas de abordagem sobre o tema central do evento”, ressalta.

O Congresso irá trazer inovações tanto nas atividades como na ocupação do espaço- será montada a Cidade CONASEMS dentro do Centro de Convenções – batizada de Vila SUS através de uma enquete online, ela funcionará como um grande teatro de arena para realização de oficinas, mostras, troca de experiências, apresentação de trabalhos, entre outras atividades.

Dentre as inovações, também é possível destacar as ferramentas das TIC´s – Tecnologias de Comunicação e Informação que foram agregadas para trazer mais conforto ao processo de inscrição, credenciamento e interação. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de julho pelo site do Congresso ou pelo aplicativo, no qual o participante poderá acompanhar toda a programação e atualizações nos dias do evento. Ao final da inscrição, o participante deverá imprimir a credencial, para facilitar a entrada no Congresso. A inscrição também poderá ser feita no local e dia do evento.

PROGRAMAÇÃO

A programação, que conta com oficinas, seminários, cursos, dentre outras atividades, acontece no decorrer dos dois primeiros dias, das 8h às 17h e no último dia, sábado, até as 12h. Na quintafeira, além da Assembleia Geral, está prevista a oficina “Prestação de Contas dos gastos com ações e serviços públicos em saúde à luz da Lei complementar 141/2012 e a oficina “Gestão dos Recursos Financeiros do SUS” que visa orientar os gestores na execução dos recursos financeiros do Sistema Único de Saúde.

No dia 7, segundo dia do Congresso, às 14h, ocorrerá o “Ato Público: Plataforma por Governança Política para qualificação do Pacto Federativo”, a proposta é lançar um documento público com proposições que melhorem a gestão municipal de saúde. O “Café com ideias”, na sexta-feira, às 9h vai promover um debate sobre alimentação saudável. Por fim, dia 8, no encerramento, ocorrerá a Plenária Final e premiação das mostras.

Confira a programação completa.

MOSTRAS

Essa edição do congresso contará com três mostras conjuntas – Mostra Brasil Aqui tem SUS, já em sua 12ª Edição consolida-se como o espaço para compartilhamento das atividades de resultado das ações desenvolvidas pelos municípios, na área da Saúde, fortalecendo o Sistema Único de Saúde. Neste ano cada COSEMS poderá indicar quatro experiências para as Rodas de Conversas que acontecerão em espaços específicos, e concorrerão à premiação de um trabalho por Região. Os banners, diferente das outras edições, estarão expostos não por Estado como de costume, mas, por espaço temático na Vila SUS.

Já a Mostra Nacional de Experiências dos COSEMS será uma novidade – em sua primeira edição, contará com um espaço para o compartilhamento das experiências da atuação dos COSEMS no cotidiano. O congresso também apresenta a 1ª Mostra de Comunicação em Saúde – o principal objetivo é propiciar o intercâmbio de práticas exitosas nas ações de Comunicação em Saúde no SUS com a finalidade de socializar iniciativas inovadoras entre os gestores municipais, profissionais de comunicação, pesquisadores e demais participantes.

XXXI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde
Data: 6 a 8 de agosto 2015
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília
Inscrições: Até dia 29 de julho pelo site e aplicativo ou no dia e local do Congresso