Seminário Internacional “Sociedade Contemporânea: A imagem, o simbólico e o sensível”

slide pag fs

O Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (DSC/FS/UnB), por intermédio do Laboratório de Saúde do Trabalhador e Saúde Indígena e em parceria com o Núcleo de Estudos em Saúde Pública (Nesp/UnB) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), realiza o seminário internacional "Sociedade Contemporânea: a imagem, o simbólico e o sensível". O evento ocorrerá nos dias 11 e 12 de novembro, no Auditório do Bloco de Salas Sul – BSA – do campus Darcy Ribeiro, com a presença do Prof. Michel Maffesoli, da Université Paris Sorbonne/CEAQ.

Entre os temas do seminário estarão: Cibercultura e os Sentidos da Imagem; Redes Sociais; Estética e Política; O imaginário e as maneiras de viver contemporâneas; e, ainda, o lançamento de livros e exposição fotográfica do Projeto Vidas Paralelas. Professores e pesquisadores de Universidades nacionais e internacionais, estudantes, membros de movimentos e redes sociais, profissionais e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais e gestores de cultura, artes e comunicação estão convidados a participar do encontro.

O seminário é a primeira atividade prevista no plano de trabalho referente ao Termo de Cooperação Internacional firmado entre o Centre d'Études sur l'Actuel et le Quotidien (CEAQ)/ Université Paris Sorbonne/ França - coordenado pelo Prof. Michel Maffesoli – e a UnB, por meio do DSC e o Laboratório, assinado em janeiro deste ano.

De acordo com a coordenadora do evento, professora doutora Graça Hoefel, a parceria tem como objetivo o compartilhamento teórico e metodológico, bem como a construção de saberes entre Brasil e França, a partir da reflexão sobre o cotidiano dos processos vivenciados pelos diferentes grupos sociais envolvidos no Projeto Vidas Paralelas (PVP) – projeto de extensão e pesquisa institucionalizado na UnB – e nos demais projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos por ambas unidades das instituições de ensino.

Graça destaca ainda que o evento será também um momento destinado ao intercâmbio e diálogo com uma rede de pesquisadores do Distrito Federal e demais Estados brasileiros vinculados ao CEAQ/França, os quais participarão como conferencistas e debatedores.

Confira a lista de palestrantes e moderadores convidados e moderadores convidados e a programação do evento.

Para outras informações sobre o seminário envie um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ligue para 61-3107-1888.

Por Ádria Albarado