NESP firma parceria com Université du Québec à Montréal

A Profa. Dra. Lise Renaud, coordenadora do Centro de Pesquisa de Comunicação em Saúde da Université du Québec à Montréal - UQAM está em Brasília para desenvolver plano de trabalho e firmar aditivo ao termo de cooperação existente entre a Universidade de Brasília - UnB e a UQAM. Lise chegou há três dias e ficará em Brasília até o próximo dia 23. Sua vinda ao Brasil foi apoiada pelo Decanato de Pós-Graduação e Pesquisa da UnB.

Durante os últimos três dias a coordenadora conheceu o Núcleo de Estudos em Saúde Pública da UnB – Nesp/UnB, seus pesquisadores, bolsistas e colaboradores, e o trabalho desenvolvido na instituição. Conforme a Profa. Dra. Valéria Mendonça, coordenadora do Nesp, além do Núcleo, o plano de trabalho envolverá o Departamento de Saúde Coletiva – DSC e os Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e em Ciências da Saúde, da Faculdade de Ciências da Saúde.

Lise Renaud elogiou otimismo e bom humor dos pesquisadores do NESP

Para o Nesp há a expectativa da ampliação de pesquisas de interesse comum a ambas instituições – UnB e UQAM – e apoio ao ensino no âmbito da pós-graduação. “Vamos desenvolver pesquisas, produção científica e ensino em conjunto, permitindo a inserção de alunos no doutorado sanduíche, estágios técnicos para graduação e mestrado e, ainda, pós-doutoramento para professores que tiverem interesse na área”, antecipou a coordenadora do Nesp.

Esta iniciativa é mais um estímulo do Núcleo no processo de internacionalização de suas pesquisas. Segundo a coordenadora, há possibilidade de parcerias com outras instituições de ensino do exterior, porém o foco agora é a instituição do Canadá, considerando os contatos que já estabelecidos.

As impressões de Lise Renaud quanto ao Núcleo de Estudos foram as melhores. “As pessoas são agradáveis, sempre com sorriso no rosto e desenvolvem projetos de grande porte com variedade de temas e realidades geográficas, culturais e sociais”, comentou parabenizando a coordenação da instituição pela iniciativa. A pesquisadora confirmou também o interesse em realizar trabalhos em parceria com o Nesp, bem como o intercâmbio de acadêmicos.

Quanto às opções de estudos no Brasil, Lise demonstrou interesse no trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde - ACS. “Fiquei impressionada com o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, pois não há esse tipo de serviço no Canadá. Temos um sistema parecido com o SUS, mas não como o dos agentes e preciso expandir essa ideia no meu País”, revelou entusiasmada.

O Programa de Agentes Comunitários de Saúde - PACS – antecessor do Programa de Saúde da Família – PSF foi resultado do trabalho da Profa. Dra. Maria Fátima de Sousa, ex-coordenadora do Nesp e atual coordenadora da Faculdade de Ciências da Saúde, quando exerceu diferentes papéis na formulação e na implantação do PSF. Criado na década de 90, o PACS surgiu como estratégia de inclusão social, promotora de equidade, integralidade e democratização do acesso aos serviços básicos de saúde, até então ausentes nos municípios brasileiros.

Pesquisadora da UQAM passou três dias conhecendo projetos desenvolvidos pelo NESP

Ione Silva Barros, bolsista do NESP, apresenta o projeto Estudos Comparados à Lise Renaud

Equipe de Comunicação Nesp/UnB
SCLN 406 Bloco A 2º andar - Asa Norte