CONASEMS e NESP lançam livro

A solenidade ocorreu na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/ Saúde da Família

Escrito por Ádria Albarado

Qua, 12 de Março de 2014 00:04

“Saúde da Família nos municípios brasileiros: Os reflexos dos 20 anos no Espelho do Futuro” foi lançado em março deste ano no Centro Internacional de Convenções de Brasília. A solenidade contou com a presença de parte dos autores, do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde - CONASEMS e, do ministro de Estado da Saúde, Arthur Chioro.

De acordo com o presidente do CONASEMS, Antônio Carlos Figueiredo Nardi, foram impressos 18 mil exemplares da obra que tem 954 páginas e a participação de 57 coautores, dentre eles pesquisadores, professores, gestores, profissionais de saúde e do próprio Ministro da Saúde. “Todos os participantes da ‘IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/ Saúde da Família’ vão receber o livro, que também será enviado para cada município brasileiro”, destacou Nardi.

O Ministro da Saúde e um dos coautores do livro, Arthur Chioro, parabenizou os demais coautores e, em especial, os organizadores do material, Maria Fátima de Sousa, coordenadora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública/UnB, Marcos da Silveira Franco, do CONASEMS, e Ana Valéria M. Mendonça, pesquisadora do NESP-UnB.

Arthur Chioro ressaltou ainda a importância do livro para pesquisadores e estudantes com interesse em Atenção Básica de Saúde (ABS). “Que esse livro sirva de referencial aos pesquisadores e estudantes que queiram fazer análises qualificadas e também para gestores e outros profissionais que trabalhem com atenção básica”, comentou o ministro.

Maria Fátima de Sousa foi representada pela professora Ana Valéria M. Mendonça. No entanto, a coordenadora não perdeu a oportunidade e usou sua página numa rede social para externar seus agradecimentos ao presidente do CONASEMS, Antonio Carlos Figueiredo Nardi, e a toda a sua equipe, pelo convite para coordenar, em parceria com os outros organizadores, os trabalhos da obra lançada. “Agradeço em especial aos autores e coautores, entre eles os pesquisadores, professores, gestores e técnicos das Secretarias Municipais de Saúde, pela dedicação carinhosa do seu tempo na elaboração dos artigos”, agradeceu Fátima.

A responsável pela capa e diagramação do livro também foi lembrada por Maria Fátima. “E do fundo do coração agradeço a Clara Acioli, por nos brindar com sua arte na capa e na diagramação. Você conseguiu simbolizar a leveza e a beleza do trabalho cuidadoso das equipes da ‘Estratégia Saúde da Família’ Brasil afora” e, finalizou:

“Aos leitores e leitoras desejo que o livro: ‘Saúde da Família nos Municípios Brasileiros: Os reflexos dos 20 anos no espelho do futuro’ alimente suas almas e que as experiências nele registradas sirvam de asas para voarem além do infinito. Como nos ensinou Mario Quintana:

Os poemas são pássaros que chegam

Não se sabe de onde e pousam no livro que lês.

Quando fechas o livro, eles alçam vôo como de um alçapão.

Eles não têm pouso nem porto; alimentam-se um instante em cada par de mãos e partem.

E olhas, então, essas tuas mãos vazias, no maravilhoso espanto de saberes que o alimento deles já estava em ti...