1 Seminário Internaciona Teórico Metodológico

Aconteceu nos dias 5 e 6 de dezembro o I Seminário Internacional Teórico da Avaliação de Políticas e Sistemas de Saúde. Faculdade de Ciências da Saúde no Campus Darcy Ribeiro (UnB).  O seminário foi organizado pelo Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP), o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), em parceria com o Ministério da Saúde - Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SEGEP) e o Conselho Nacional de Saúde (CONASS).

Com o objetivo de criar um espaço de exposição e discussão no campo de políticas e sistemas de saúde, o seminário contou com apresentações, exposições dialogadas, conferências e pôsteres eletrônicos. O evento contou também com a apresentação de palestrastes estrangeiros e com a tradução simultânea.

seminário

No primeiro dia pela manhã, ocorreu à abertura do seminário e contou com a presença de professores e pesquisadores nomeados na área. Logo após foi iniciada a primeira exposição dialogada com o tema “Desenhos metodológicos de avaliação em saúde”, moderação por Edgar Merchan-Hamann (PGSC) e Jurandir Furtuoso (CONASS), e como convidado a Profa. Isabella Samico (Brasil/IMIP). Em seguida, ocorreu a apresentação de outra exposição dialogada com o tema “Metodologias de Avaliação de Programas e Serviços”, e como moderadores Leonor Pacheco (PGSC) e Nilo Bretas (CONASEMS), e convidado o Prof. Osvaldo Tanaka (Brasil/USP).

Na parte da tarde ainda do primeiro dia, foi realizada a conferência sobre “Modelo EGICPSS para a avaliação de desempenho de sistemas de saúde”, contou com a moderação de Vitor Laerte (PGSC) e Fernando Cupertino (CONASS), e como convidado internacional o Prof. André-Pierre Contrandiopoulus (Canadá),François Champagne e Geneviève SainteMarie. Introduzido pelo Professor François, ele começa falando sobre a saúde no centro das preocupações do Estado. Apresentando a preocupação das nações em reformar o sistema de saúde, e indaga sobre uma forma de realmente validar essa reforma no sistema de saúde. O desafio para a maioria dos governos seria manter o equilibro entre equidade liberdade e eficiência.

Logo em seguida, ocorreu a apresentação dos trabalhos enviados por profissionais e estudantes de todo o país, com temas relevantes ao encontro para apresentação no seminário, os pôsteres eletrônicos.

seminárioLuis Eugênio Portela (ABRASCO) e Vitor Laerte Pinto Junior (PGSC).

O segunda dia do seminário começou com as exposições dialogadas com os palestrantes: Leonor Pacheco (PGSC), Nilo Bretas (CONASEMS), Edgar Merchan-Hamann (PGSC), Jurandir Furtuoso (CONASS) e como convidados o Prof. Osvaldo Tanaka (Brasil/USP) e a Profa. Isabella Samico (Brasil/IMIP) com os temas “Metodologias de Avaliação de Programas e Serviços” e “Desenhos metodológicos de avaliação em saúde”. Pela parte da tarde, foi realizada uma conferência com os palestrantes André-Pierre Contrandripoulos, François Champagne e Geneviève Ste-Marie acerca do tema de avaliação global e integral da performance dos sistemas de saúde.

Após cada palestra era aberta uma mesa redonda com os palestrantes, para responderem as dúvidas dos participantes em relação ao tema discutido.

A cobertura de mídia foi feita pela RadioWebSaúde, confira tudo clicando nesse link.