1 seminario internacional

A Medicina Veterinária Preventiva (MPV) é uma área da ciência veterinária que vem se desenvolvendo ao longo dos últimos setenta anos, principalmente após a segunda guerra mundial, com o aumento da demanda mundial por alimentos seguros (tempo/espaço de produção).

Como ciência a MPV fundamenta-se na interdisciplinaridade entre a epidemiologia moderna, microbiologia médica, biologia parasitária, doenças infecciosas e parasitárias, tecnologia e inspeção de alimentos, vigilância em saúde (sanitária, epidemiológica, ambiental e ocupacional), relacionada diretamente à saúde humana e animal.

Com o aumento da ocupação humana e consequentemente da produção animal na Região Centro-Oeste do país o bioma Cerrado apresenta-se ainda pouco estudado no contexto da sua potencialidade como cenário epidemiológico de doenças que podem estar presentes.

Diante do exposto, o 1º Seminário de Medicina Veterinária Preventiva da Universidade de Brasília propõe reunir profissionais de saúde, do Distrito Federal, que atuam na área da saúde pública/coletiva, estudantes de graduação e pós-graduação, em torno desse grande eixo temático. O objetivo é apresentar novos estudos e experiências exitosas na prevenção e controle de doenças e sobre a vigilância em saúde estimulando o debate em nível local e regional.

O evento será realizado no Auditório do Instituto de Química, começa dia 12, segunda-feira, e termina quarta-feira dia 14 de novembro.