Comitê executivo do Observatório - Ibero Americano de Políticas e Sistemas de Saúde(OIPSS) se reúne no NESP.

Nos dias 13 e 14 de agosto, acontecerá no Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP), a reunião do Comitê executivo do Observatório - Ibero Americano de Políticas e Sistemas de Saúde (OIPSS). O objetivo do encontro é revisar questões administrativas, discutir demandas e propostas e definir os próximos passos do OIPSS.

Foto: Maria Vitória Canesin Lovato

A pesquisadora do OIPSS, Luisa Caetano explica que esta não é uma reunião do Observatório em si, e sim uma reunião do comitê executivo, para decidir questões administrativas, plano de ação e demandas. Além da, matriz analítica que será base da reflexão para o acompanhamento e comparação entre os sistemas de saúde dos países-membros. Os pesquisadores que participam desta reunião são os responsáveis pela institucionalização do Observatório são eles: Neusa Goya, Valeria Mendoça, Pedro Dimitrov, Eleonor Conill, Silvana Forti, Tiago e Isabel.

O encontro acontece após,o V Seminário Ibero-americano de Políticas e Sistemas de Saúde, que aconteceu nos dias 11 e 12 de junho, na cidade de Maceió. No decorrer do seminário, os membros do Obervatório apresentaram as atividades desenvolvidas por cada núcleo e avanços na formalização de suas parcerias.Atualmente os parceiros do observatório são: o Conselho Nacional de Secretários de Saúdes (Conass), a Secretária de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o Núcleo de Estudos em Saúde Pública - Universidade de Brasília (Nesp/UnB), a Itaipu Binacional, o Instituto Sulamericano de Governo em Saúde ( Isags/ Inasur), a Rede de Investigação em Sistemas e Serviços de Saúde do Cone Sul (RISS).

Criado em Mérida na Espanha, no primeiro semestre de 2011, o Observatório Iberoamericano de Políticas e Sistemas de Saúde (OIPSS), tem como objetivo reunir de uma forma presencial ou virtual, professores, pesquisadores e colaboradores possibilitando o intercâmbio de informações,com o intuito de contribuir com a qualidade de sistemas públicos de saúde. Segundo o Conasems, “A estratégia do Observatório tem sido a de realizar encontros que associem o aprofundamento de questões teóricas de suas áreas prioritárias de trabalho com uma reunião operativa para programação da próximaetapa de sua implementação.”

A reunião acontecerá ainda, durante todo o dia, 14. Com o objetivo de discutir a plataforma eletrônica, propostas de guias, e textos básicos finais da constituição e estrutura do OIPSS para os núcleos. Encerrando com informes e demandas do Observatório.