Atributos Essenciais

  • Acesso/primeiro contato
  • Longitudinalidade
  • Coordenação
  • Integralidade

Atributos Derivados

  • Orientação Familiar
  • Orientação Comunitária
  • Competência Cultural

Atributos Essenciais

  1. O primeiro contato
  2. A longitudinalidade
  3. A integralidade
  4. A coordenação
  5. A focalização na família
  6. A orientação comunitária
  7. Competência cultural. (Starfield, 1992).

Obs 1- Só haverá uma atenção básica à saúde de qualidade quando esses atributos estiverem funcionando em sintonia, melhor em sua totalidade.

 

1- O primeiro contato

Implica a acessibilidade e o uso de serviços para cada novo problema ou novo episódio de um problema para os quais se procura atenção à saúde.
De acordo com alguns pensadores da saúde, é mais aplicável o termo acessibilidade pela capacidade de definir o caráter ou qualidade do que é acessível. Outros optam pelo termo acesso, ou o ato de ingressar, entrada. Há ainda os que utilizam ambos os termos para indicar a facilidade com que as pessoas obtêm cuidados de saúde.

 

2- A longitudinalidade

Implica a existência do aporte regular de cuidados pela equipe de saúde e seu uso consistente ao longo do tempo, num ambiente de relação mútua e humanizada entre equipe de saúde, indivíduos e famílias.

 

3- A integralidade

Implica a prestação, pela equipe de saúde, de um conjunto de serviços que atendam às necessidades mais comuns da população adscrita, a responsabilização pela oferta de serviços em outros pontos de atenção à saúde e o reconhecimento adequado dos problemas biológicos, psicológicos e sociais que causam as doenças.

 

4- A coordenação

Implica a capacidade de garantir a continuidade da atenção, através da equipe de saúde ou dos prontuários clínicos, com o reconhecimento dos problemas que requerem seguimento constante.

Atributos Derivados

1- A focalização na família

Implica considerar a família como o sujeito da atenção, o que exige uma interação da equipe de saúde com esta unidade social e o conhecimento integral de seus problemas de saúde.

2- A orientação comunitária

Implica o reconhecimento das necessidades familiares em função do contexto econômico, social e cultural em que vivem, o que exige uma análise situacional das necessidades de saúde das famílias na perspectiva da saúde coletiva.

Atributos da Atenção Primária à Saúde (APS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *